quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Oficina com o artista internacional de teatro Eugenio Barba terá participação de artista de Porto Velho


Artista porto-velhense participa de workshop com um dos mais representativos artistas de teatro do cenário mundial, Eugenio Barba

O ator e bailarino porto-velhense Francis Madson foi um dos 18 artistas da América Latina, e único da região norte, a ser selecionado para participar da quinta edição do másters in residence de intercâmbio artístico e acadêmico “A Arte Secreta do Ator – Brasil” e treinamento “Como Pensar Através de Ações”, ministrado por Eugenio Barba, durante cinco dias em Brasília, DF. O workshop é uma oportunidade pedagógica única e exclusiva, já que Barba atualmente só dirige ou trabalha diretamente com atores de seu grupo e montagens.

Francis Madson, que hoje mora em Manaus, segue uma linha de trabalho influenciada pela dança, teatro e performance e, também, pelo conceito “Antropologia Teatral”, criado por Eugenio Barba. Juntamente com a Cia Cacos de Teatro, Madson desenvolve trabalhos fundamentalmente enraizados no entendimento do homem, representado pelo corpo na dinâmica social.

Madson diz que “participar desse processo contribui em três aéreas importantes do trabalho da Cia: estética, política e social. Estética pela influência direta do Teatro Antropológico de Eugênio Barba nas produções da Cia Cacos. Política porque permite uma nova forma de operar sobre a realidade, e social por eu ser também um educador e estar em busca de conhecimento dentro desse processo de arte educação. Participar desta oficina é entender que isso influenciará diretamente na forma de cooperar com os discentes no intuito de sensibilizar produzir conhecimento”, comenta.

Entre os artistas que marcaram profundamente a história do teatro da segunda metade do século XX, Eugenio Barba é um dos mais raros diretores e pensadores do teatro que trabalhou e ainda trabalha de forma inovadora em todos os campos da cultura teatral, inclusive no uso do teatro no contexto social, ético e universal como um instrumento transcultural para ativar relações entre grupos sociais e etnias diversas. 


________________
Fonte: Folk Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: