quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Iaripuna realiza gincana cultural para receber material sobre a estrada de ferro Madeira-Mamoré

Nesta quinta, 08, e sexta-feira, 09, a Fundação Iaripuna realiza uma gincana cultural com as escolas municipais, para o recolhimento de materiais e documentos referentes a estrada de ferro Madeira-Mamoré. Ofícios foram encaminhados aos estabelecimentos de ensino dando conhecimento da realização da gincana. A vice-presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, adiantou que o objetivo da ação cultural é, num primeiro momento, envolver a comunidade escolar com a memória e a preservação do patrimônio histórico do município.

Num segundo momento, o envolvimento da própria comunidade como agente da preservação histórica. “Nosso intenção com esse projeto é ampliar o acervo do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que será instalado no Galpão da Rotunda. O galpão está sendo restaurado e quando a obra for concluída, será remanejado para lá todo o acervo que já temos sobre a ferrovia. E a partir de agora, a fundação ficará permanentemente de portas abertas recebendo a doação da população. E pode ser qualquer material, documentos, fotos, móveis. É só procurar a fundação”, disse.

A Gincana Cultural visou dois objetivos principais. Um era envolver a comunidade escolar. Várias escolas tiveram oficinas abordando todo histórico da estrada de ferro Madeira-Mamoré, do início da cidade. A fundação Iaripuna detectou que várias pessoas têm em suas casas objetos da ferrovia que pertenciam a parentes mais antigos. Como agora o município terá um museu, que será no Galpão Rotunda, que está sendo restaurado - museu capaz de guardar um acervo maior – então, a gente está pedindo a essas pessoas que tenham esses objetos, que façam a doação para a fundação na estrada de ferro, que daremos o tratamento devido. Muita gente tem ido lá fazer doação, inclusive, já existem fotos em exposição.


Muitos alunos procuram a fundação para fazer trabalho de pesquisa, muitos são filhos de ex-ferroviários. “Tem uma cama, uma foto da época, então envolvemos a comunidade escolar como forma de pesquisa. A Fundação está aberta, a partir de agora para receber quaisquer material referente a estrada de ferro.”, reforçou Berenice

A doação vai valer pontuação para a gincana entrega de ofícios para as escolas Iaripuna designou uma comissão para recolher esse material. Escolas que entregarem o maior número de documentos, e materiais será a vencedora, vai receber como premiação equipamentos para informática. “Buscaremos as peças nas escolas as que não tiverem condições de levar até a EFMM".

_____________
Por Joel Elias
Fotos: Frank Néry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: