quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dezessete festivais de música lançam nova associação sábado (10) no Goiânia Noise

FBA (Festivais Brasileiros Associados) será apresentada em coletiva de imprensa, reunindo alguns dos mais tradicionais eventos independentes do país como Abril Pro Rock (PE), Mada (RN), Porão do Rock (DF) e Demosul (PR) O sábado (10) do festival Goiânia Noise 2012 terá como atração, para além dos shows, o anúncio oficial da união de forças de 17 importantes eventos independentes do país. A FBA (Festivais Brasileiros Associados), com representantes de dez estados em todas as cinco regiões brasileiras, será apresentada em coletiva de imprensa, às 14h, no hotel Serras de Goyaz. A coletiva terá a participação de mais de dez produtores dos festivais, que estarão à disposição dos jornalistas para conversar sobre a iniciativa. 

A FBA reúne alguns dos mais tradicionais eventos de música independente e recursores desse movimento no país como o próprio Goiânia Noise, o Abril Pro Rock de Recife (PE), o Porão do Rock, realizado em Brasília (DF), o Mada de Natal (RN) e o Demosul, tradicionalmente realizado na cidade de Londrina (PR).

Serviço – coletiva de imprensa
Lançamento da FBA (Festivais Brasileiros Associados)
Sábado, 10 de novembro, 14h
Hotel Serras de Goyaz – Avenida Paranaíba 1445, Centro
É necessário confirmar presença pelo email contato@contraregras.com.br
Informações: Artênius Daniel (31) 9387.1105 artenius@contraregras.com.br

SOBRE A FBA
A necessidade de valorização dos festivais de música independente brasileiros, contribuindo para a sustentabilidade e crescimento do setor levou à articulação entre importantes eventos do país, de norte a sul, para a criação de uma nova associação. Dos dezessete festivais reunidos, treze já estiveram juntos na Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), desligando-se da entidade no último mês de dezembro.

A FBA nasce tendo, como missão, o fortalecimento local e nacional dos festivais, qualificando o diálogo com parceiros, poder público e iniciativa privada, consolidando um circuito sólido, viável e diversificado por todas regiões brasileiras. A associação aposta na perspectiva de desenvolvimento social e econômico pela via da cultura, com música e eventos de qualidade durante o ano todo.

Os festivais da FBA representam a tradição da cena independente brasileira, com sucesso de público e crítica ao longo dos anos. Alguns dos eventos participantes já alcançam quase duas décadas de atividades, como seara ou laboratório de novas tendências. A FBA desenha um extenso mapa musical do país, com eventos ricos em oportunidade e criatividade, acompanhando o crescimento do Brasil neste século XXI, sua afirmação cultural e suas novas possibilidades.

OS FESTIVAIS
Abril Pro Rock (PE)
Goiânia Noise Festival (GO)
Porão do Rock (DF)
Mada (RN)
Festival Demo Sul (PR)
Rec Beat (PE)
Festival Casarão (RO)
Primeiro Campeonato Mineiro de Surf (MG)
Tendencies Rock Festival (TO)
Festival El Mapa de Todos (RS)
Psycho Carnival (PR)
Festival 53HC (MG)
Festival Udirock (MG)
Araribóia Rock (RJ)
PMW Rock Festival (TO)
TOME - Tocantins Música Expressa (TO)
Flaming Nigths (MG)

LINHA DO TEMPO
Dezembro 2011 – Treze festivais desligam-se da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) em São Paulo. 

Fevereiro 2012 – Os treze festivais e outros quatro, de diferentes regiões do país, fundam a FBA (Festivais Brasileiros Associados), definindo também a primeira diretoria da entidade, com mandato até 2014.

Abril 2012 – Os integrantes da FBA se reúnem durante o Abril Prock, em Recife, para definir o estatuto da entidade e suas principais diretrizes.

Novembro 2012 – A FBA é lançada oficialmente durante o Goiânia Noise, realizando também sua reunião de planejamento e definindo o calendário para o ano de 2013.

SOBRE O GOIÂNIA NOISE 2012
Entre os dias 9 e 11 de novembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Goiânia Noise Festival atinge sua "maioridade", completando 18 anos de idade. Uma marca para ser celebrada com o que o festival sabe apresentar de melhor: barulho! Rock de qualidade, autoral e sem amarras, modismos ou padrões. O Goiânia Noise Festival mudou de forma radical e particular a história do rock goiano e até mesmo brasileiro.

O festival é responsável pela inserção da cidade nacionalmente, por fomentar o surgimento de diversas bandas em Goiânia, e por ser uma das grandes vitrines do rock nacional.

ENTREVISTAS E OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Contra Regras Comunicação
São Paulo - (11) 2503-1978 contato@contraregras.com.br
Belo Horizonte – (31) 3653.9103 contatobh@contraregras.com.br
Artênius Daniel – (31) 9387.1105 artenius@contraregras.com.br


________________________________
Fonte: Festivais Brasileiros Associados - FBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: