segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Conferência – Brasil e Peru percorrendo os trilhos da Madeira Mamoré

Entre os dias 7 e 11 de novembro próximo terá lugar na sala de conferencias da velha Estação do Madeira Mamoré em Porto Velho o evento “Cooperação cultural e turístico Brasil e Peru no centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM)”, organizado pela Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia- SETUR, SECEL Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer, SEMDESTUR – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fundação Iaripuna e apoio da SEDES Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e social , tendo como convidado especial ao prestigioso Instituto de Estúdios Históricos del Pacífico (INEHPA) de Lima – Perú, presidido pelo Dr. Oscar Ferreira Hare, e participando como Diretor o Dr. Francisco Pantigoso Velloso da Silveira, um grande impulsor da integração econômica e cultural entre o Brasil e o Peru, há vários anos. O evento tem como marco a comemoração dos 100 anos da EFMM.

O INEHPA e uma instituição com mais de 30 anos de trajetória no âmbito da investigação histórico – arqueológica, especialmente das batalhas e acontecimentos ocorridos nos séculos XIX e XX, tendo um Museu próprio em sua sede em Lima, no Peru, e uma trajetória internacional que abrange cooperação técnica de preservação de armas (no Acre, em relação a guerra acreana), e ciclo de conferencias sobre a Guerra da Tríplice Aliança, com o Instituto Expedicionários Luqueños (Asunción, Paraguay). Conta com técnicos, arqueólogos, historiadores e investigadores de altíssimo nível.

Neste encontro cultural, terá lugar visitas aos campos históricos por onde passou a estrada, visitas protocolares, e no dia central (10 de novembro) o INEHPA explicará em uma conferência, os trabalhos de investigação que tem feito tanto no Peru, como no Brasil (Acre, 2010), gerando escavações arqueológicas, preservação de peças antigas de diverso material e a montagem de museus de sitio.

Palestrará nesta oportunidade o Dr. Francisco Pantigoso Velloso da Silveira e como convidado especial estará presente também o associado ao INEHPA, Dr. Elio Galessio, especialista em matéria ferroviária e autor do livro “Ferrocarrriles del Peru”, que falará sobre os trens no Peru, dicas e novidades sobre a EFMM, e a necessidade de preservar em Rondônia esse grande passado ferroviário, tendo em conta diversas propostas museológicas e turísticas já existentes no mundo.Esta será uma grande oportunidade de integração cultural entre o Brasil e o Peru e espera se convênios e acordos de investigação e posta em valor da EFMM a través do apoio do INEHPA.

_____________
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: