segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Diversidade de espetáculos atrai comunidade para o teatro


Quem compareceu ao Teatro Um do Sesc Esplanada esta semana para assistir aos espetáculos apresentados no Festival Palco Giratório pôde assistir a diversas montagens teatrais dos mais variados gêneros. 

Com sessões sempre cheias, o Festival apresentou drama, tragédia, teatro gestual e dança em espetáculos adultos e infantis que atraíram artistas de grupos locais e interessados em mergulhar nas histórias apresentadas. A população entrou no drama psicológico de “Anatomia Frozen”, da Companhia Razões Inversas, nos dias 11 e 12, e ficou inquieta com a história de uma psiquiatra americana que escreve uma tese sobre assassinatos em série; um pedófilo e assassino em série condenado à prisão perpétua na Inglaterra e a mãe de uma de suas vítimas, a pequena Nina, que desapareceu aos dez anos de idade. 

Nelson Rodrigues foi tema da tragédia “Anjo Negro”, da Companhia Teatro Mosaico, no dia 13, e fez o público viajar na história de Virgínia, uma linda mulher de pele branca é obrigada a se casar com Ismael, homem de pele negra. Ela se apaixona por Elias, homem branco que lhe dá forças para viver. 

Só um texto de Nelson Rodrigues pra me fazer ficar abismado, tenso, alegre e triste em um espetáculo de quase duas horas de duração”, escreveu o estudante Francisco Oliveira em seu Twitter ao comentar o espetáculo do Palco Giratório. 

Juliana Diniz, professora do curso de psicologia da Ulbra em Porto Velho, conta que levou seus alunos para assistir ao espetáculo “Pai e Filho”, da Pequena Companhia de Teatro, apresentado nesta sexta (14), por ser um tema passível de análise sobre a relação entre pais e filhos. “Achei o gancho perfeito e a turma adorou”, afirma. 

Os gêneros 
Teatro gestual: forma de teatro que privilegia o gesto e a expressão corporal, evitando ao máximo o uso de outros recursos cênicos, tais como o texto e a música; 

Drama: termo muitas vezes usado para designar o gênero oposto à comédia, o drama surge no século XVIII, na França, para designar o drama burguês, um gênero intermediário entre a tragédia e a comédia;

Tragédia: gênero literário definido por Aristóteles como a imitação dos caracteres, das paixões e das ações humanas. O herói trágico é sempre vítima do destino, ou moira, em grego, que provoca algum acontecimento inevitável e irreversível em sua vida. 

________________ 
Fonte: Folk Produções 
( 69) 8467-0820

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: