segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tudo pronto para a comemoração do centenário da EFMM


A data que marca o ápice das comemorações do centenário está se aproximando. Na próxima quarta-feira (1), a Comissão do Centenário promoverá no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a grande Virada Cultural em homenagem ao centenário da ferrovia. 

O secretário da Secel, Francisco Leilson “Chicão”, recebeu a imprensa na manhã desta sexta-feira (27), para apresentar a programação que contará com atividades culturais e esportivas, das 7h a 00h.

Entre as principais atividades estão a solenidade de abertura às 7h da manhã, seguida pela aposição da placa comemorativa dos 100 anos, lançamento do selo comemorativo, missa, corrida do centenário, exposições de fotografias e artesanato, passeios de barco, teatro, show musicais e muito mais. 

A programação será realizada no complexo da Estrada de Ferro e nos arredores como, Praça das Três Caixas D’água, Praça Getúlio Vargas e Campo da 17ª Brigada e promete envolver toda a comunidade. “Queremos apresentar a perspectiva de um grande complexo turístico não mais da lendária, mas da prospera Estrada de Ferro Madeira Mamoré que merece uma atenção especial pelo significado que tem para a nossa história”, disse Chicão.

Além da Secel, outros integrantes da Comissão participaram da coletiva, como Fundação Iaripuna, Correios, Santos Antônio, Tribo do Mato, Iphan, entre outros. O presidente da Fundação Iaripuna, Altair dos Santos “Tatá”, afirmou que o grupo está trabalhando com o compromisso de deixar o complexo um lugar cada vez melhor para a população de Rondônia e também para os visitantes.

Mariana Scalzo, representante da Santo Antônio Energia, esclareceu que dentro dos compromissos firmados para revitalização da estrutura muito está sendo feito, como a reforma dos galpões da praça, a construção do complexo turístico no entorno da Igreja de Santo Antônio, o Memorial dos Povos Indígenas, além das providências necessárias para colocar a locomotiva nos trilhos outra vez. “Estamos trabalhando por etapas e viemos unir forças para levar até a população a importância da EFMM para a história deste Estado”, declarou.

__________
Fonte: Decom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: