terça-feira, 13 de setembro de 2011

Conferência LGBT vai discutir políticas públicas para combater a discriminação


A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), vai discutir na próxima terça e quarta-feira a implementação de iniciativas voltadas ao combate à discriminação e promoção de cidadania em Porto Velho. O encontro está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social. O evento tem como tema “Por uma cidade livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a cidadania LGBT”, e deve reunir centenas de pessoas no auditório da Emater, nos dois dias de debates.

Para a secretária Benedita Nascimento, a conferência é fundamental para a sociabilização das ações de garantia de direitos para todos os cidadãos. As discussões serão divididas em três eixos: Exposição do Plano Nacional de Cidadania e Direitos Humanos de LGBT; Implementação de Políticas Publicas voltadas ao Combate à Discriminação e Promoção dos Direito Humanos e Cidadania de LGBT em Porto Velho e Implementação de Políticas Publicas de Combate à Pobreza e à Discriminação da População LGBT.

Desde agosto, diversos grupos organizados que atuam na defesa dos direitos e cidadania da população LGBT vem se reunindo para elaborar estratégias metodológicas para a realização da conferência. “A Semas, desde sua implantação, sempre buscou garantir os direitos para todos os cidadãos de Porto Velho, independente da sua classe ou categoria dentro da sociedade que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social, como também garantir que os diretos dos portovelhenses sejam garantidos, esta é sem dúvida uma administração que trabalha para todos", salientou Benedita.



Na terça-feira, logo após a cerimônia de abertura da conferência, será feita uma leitura para aprovação do Regimento Interno do evento. Em seguida, a coordenadora estadual LGBT/SEAS, Denize Limeira, fará uma palestra sobre o Plano Nacional de Cidadania e Direitos Humanos.

Na quarta-feira pela manhã, a gerente de políticas estratégias de direitos humanos da Secretaria Estadual de Assistência Social, Adriane Nascimento, falará sobre a implementação de políticas públicas de combate à pobreza e à discriminação da população LGBT. Logo após, será a vez do técnico da Unir de Guajará Mirim, Ariel Argob, falar sobre a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e promoção dos direitos humanos e cidadania de LGBT em Porto Velho.

Logo após o intervalo para o almoço, serão apresentadas as propostas elaboradas pelos grupos de trabalho e a eleição dos delegados que representarão a capital na conferência estadual.

___________________
Por: Róbinson Gambôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: