segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CARNAVAL 2012: Diplomatas do Samba apresenta sinopse

Sou Púrpura e Escarlate em tons de Carmim tema da escola para 2012

A escola de samba Os Diplomatas a mais antiga agremiação carnavalesca do estado de Rondônia, comunica aos compositores que a sinopse do enredo: “Sou Púrpura e Escarlate em tons de Carmim” está a disposição e pode ser solicitado através dos telefones Fabiano (69) 9258-2147; Eufrasio (69) 9263-4689; Cantarelli (69) 84011528 e Irailde (69) 81546617. De acordo com o Regulamento do Concurso de Samba Enredo as inscrições pode ser feitas até o dia 20 de outubro de 2011. “Os compositores confirmam a sua inscrição entregando a coordenação: Arquivo contendo o Samba de Enredo e a Letra do Samba de Enredo gravado em CD. Não será cobrada qualquer taxa de inscrição para a participação no concurso”, Informa o presidente Marcel Fabiano.

Sinopse
O tema“Sou Púrpura e Escarlate em tons de Carmim” é de autoria dos carnavalescos Dulcineide Alves, Joabe Leão, Mariluce Gonçalves, Irailde Gualter e João Big.

“O vermelho faz parte da cultura humana desde o principio da história da humanidade repleta de significados tantos positivos quanto negativos. Falando historicamente nos deparamos com o uso da cor na pré historia representando a caçada, símbolo do poder de uma época a cor é inserida nas vestimentas dos nobres e considerada a cor dos generais e da burguesia.

Entre símbolos e significados o vermelho, além do poder, representa vitalidade e ambição, está presente nos signos de Áries e Escorpião e tem como palavras chaves a atração, amor, paixão e desejo. Na idade Média, os homens utilizavam o escarlate para tingir tecidos, preparar cosméticos e como ingredientes culinários”.

Assim os carnavalescos da escola tetra campeã do carnaval de rua de Porto Velho sugerem aos compositores como utilizar a cor vermelha em seus sambas enredos. Apesar de se pautarem apenas no que encontraram sobre o “Vermelho” em arquivos antigos, desprezando a utilização contemporânea da cor que representa a paixão e até na questão do folclore com o bo Garantido de Parintins, o Flor do Campo de Guajará Mirim e o Corre Campo de Porto Velho, além da própria escola de samba que tem como cor principal o vermelho, se assim pensassem os carnavalescos da Diplomatas com certeza, proporcionariam aos seus admiradores, um carnaval mais regional e em conseqüência mais apaixonante. De qualquer maneira o enredo é sugestivo e com certeza será bastante explorado pelos compositores que se proporem a participar do concurso de samba enredo da escola mais antiga da Amazônia.

____________________________
Fonte: Sílvio Santos/Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: