sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Conexão VIVO abre edital para patrocínio de projetos culturais

Projetos de oficinas, cursos, estúdios, gravação de CDs e DVDs, programas de tv e rádio, blogs, festivais, feiras e turnês estão entre as categorias habilitadas

O Conexão Vivo acaba de abrir seu edital para projetos culturais por meio do site http://www.conexaovivo.com.br/editais .

Estão aptos a cadastrar as iniciativas, produtores culturais que tenham projetos inscritos ou já aprovados em estados que possuam Leis Estaduais de Incentivo à Cultura – LEIC, que prevejam captação de recursos por meio de empresas privadas. Os estados abrangidos pelo edital são: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Roraima.

Serão financiados projetos de pequeno e médio porte, sendo os primeiros com orçamento total inferior ou igual a R$ 100 mil, e os de médio porte com investimento total anual até R$ 500 mil reais, incluindo recursos incentivados e contrapartidas obrigatórias.

O edital seleciona também projetos não aprovados nas LEIC ou empreendidos em estados que não possuem tais leis. As propostas enviadas nessas condições formarão um banco de iniciativas que serão analisadas e incorporadas ao Programa Conexão Vivo, a depender da disponibilidade orçamentária e decisão estratégica da Equipe Gestora do Conexão Vivo.

O Conexão Vivo trabalha com o compartilhamento de informações, tecnologias e recursos humanos e financeiros para o fortalecimento de ações conjuntas que possam beneficiar e fortalecer o indivíduo, sua proposta e a rede de trabalho. O edital abrange todos os elos da cadeia produtiva e criativa da música e sua interface com outras áreas, priorizando o audiovisual.

Áreas de atuação
O Edital de Projetos Incentivados – Conexão Vivo 2010 é abrangente quanto aos tipos de projetos a serem apoiados. Entre as categorias previstas no edital estão: pesquisa, formação e qualificação do setor musical; distribuição (formas de distribuição musical física, digital, remunerada e para fins de divulgação); veiculação (programas de rádio, TV, web e para dispositivos móveis); blogs, sites e portais (criação e manutenção); circulação de shows e turnês; premiações e registros audiovisuais (longas, médias e curtas-metragens em formato de documentário ou ficção), entre outras.

Inscrições
A data limite para as inscrições é dia 20 de setembro. Os projetos somente serão aceitos mediante cadastramento no site, criação de um perfil, preenchimento da ficha de inscrição e upload dos arquivos solicitados. Os pedidos que cumpram todos os requisitos recebem confirmação com número de protocolo no e-mail especificado na ficha de inscrição.

Cada proponente pode apresentar até dois projetos, em inscrições separadas. Uma vez selecionado, o produtor terá a data limite de 31 de outubro para apresentação de cartas de aprovação ou certificados de aprovação das LEIC. Caso contrário, as iniciativas serão arquivadas em um banco de projetos de possível financiamento em 2011.

O prazo estimado para apresentação final dos resultados é de 60 dias, contados da data de seu encerramento.

Política Cultural - Conexão Vivo
A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultural da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Iniciado em 2001, e transformado em plataforma nacional em 2009, o programa reúne iniciativas de circulação de shows, festivais independentes, projetos coletivos e associativos para o desenvolvimento musical, residências criativas, gravação de CDs e DVDs individuais e coletivos, produção de videoclipes, programas de rádio, desenvolvimento cultural na web, atividades de qualificação, seminários, dentre outras.

Articulados de forma orgânica, os projetos e integrantes do Conexão Vivo constituem uma poderosa rede pelo desenvolvimento do setor musical brasileiro. A prova disso é que em 10 anos de história, os mais de 260 projetos financiados pelo Programa geraram cerca de 1.500 espetáculos assistidos por um público superior a 480 mil pessoas. Cerca de 300 atividades de capacitação foram realizadas e 260 mil produtos (CDs e DVDs) foram distribuídos física e virtualmente em todo o país.

Além disso, o programa também está presente em algumas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio a projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, como acontece com festivais independentes como o Jambolada, Arte na Praça, Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe Music e 53 HC Music Fest (Minas Gerais), Se Rasgum (Pará) e No Ar Coquetel Molotov (Pernambuco).


Fonte: Assessoria

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