quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Exposição de fotos, painel e oficinas gratuitas de fotografia comemoram o Dia Mundial da Fotografia, dia 19.08

Um varal fotográfico vai expor trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais no dia 19 de agosto, na Praça Getúlio Vargas. No dia 19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. Em Porto Velho, a data será celebrada através do projeto “A Fotografia na Praça”.

A exposição também vai prestar uma homenagem ao fotógrafo Manoel dos Anjos Nascimento Filho pelo importante documentário fotográfico que registrou durante a instalação do Estado de Rondônia, quando participou da assessoria de imprensa do governador Jorge Teixeira.

Na noite do dia 19 um painel discutirá a contribuição da fotografia para a cultura visual, com participação dos fotógrafos Gleice Mere, José Roberto da Silveira (Bolota) e Walteir Costa, autor do projeto. Será no auditório da Universidade Federal de Rondônia, Unir Centro.

O projeto A Fotografia na Praça busca a formação de público para a fotografia e as comemorações no Dia Mundial da Fotografia sinalizam a necessidade de contextualização das fronteiras alcançadas pelo olhar fotográfico”, fala Walteir Costa.

Calendário cultural
O projeto “A fotografia na Praça” foi concebido pelo fotógrafo Walteir Costa em 2006. A primeira edição foi realizada na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Palácio do Governo. Para os organizadores, o evento busca promover a prática fotográfica no Estado de Rondônia através da sua divulgação em ambientes públicos; fomenta a participação da comunidade, estimulando a formação da crítica fotográfica e a sensibilidade do olhar para as coisas, pessoas, acontecimentos. E consolida as comemorações em torno do Dia Mundial da Fotografia na agenda cultural local e estadual; além de oferecer maior visibilidade à produção fotográfica local.

A exposição do Dia Mundial da Fotografia realizada em 2009, em Porto Velho, contou com a participação de 23 fotógrafos, que expuseram 112 trabalhos. Durante o encontro, os participantes perceberam a necessidade de fortalecer o espaço sociocultural da fotografia.

A edição 2010 do projeto “Dia Mundial da Fotografia – A Fotografia na Praça” é uma realização da agência 3MAIS Comunicação, com apoio do Governo do Estado de Rondônia, Secretaria de Estado da Cultura, dos Esportes e Lazer (Secel), Prefeitura Municipal de Porto Velho, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Social e Turismo (Semdestur), Coordenadoria Municipal de Turismo (CMTUR), Fundação Iaripuna, Universidade Federal de Rondônia, Colortec Laboratório Fotográfico e On Line Clipping.

PROGRAMAÇÃO:
19.08.2010
8h30 às 18h - Varal de fotos (Praça Getúlio Vargas)
20h - Painel: “A contribuição da fotografia na cultura visual” (Auditório UNIR Centro)
Convidados: Gleice Mere, José Roberto Silveira (Bolota), Walteir Costa

20.08.2010
Oficina: Fotografia: uma possibilidade de leitura, por Walteir Costa – (Centro de Formação de Professores – Sala Guaporé -Teatro Banzeiros) – 25 vagas; das 9 às 12 e das 15 às 18 horas

21.08.2010
Oficina: Fotografia HDR, por Beethoven Delano (Centro de Formação de Professores – Sala Guaporé - Teatro Banzeiros)
Serão 02 turmas (das 8 às 12 e das 14 às 18 horas) 20 vagas cada turma.


REGULAMENTO – Varal de fotos
Da participação
A participação no projeto “A Fotografia na Praça – Dia Mundial da Fotografia” é aberta a fotógrafos amadores e profissionais; o participante deve ser maior de 18 anos ou ter autorização dos pais ou responsáveis legais; ao participante é recomendada a presença durante o evento para promover discussões entre os fotógrafos.

Das categorias
A mostra será dividida em categorias Profissional e Amador.

Da apresentação
Os participantes poderão expor no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) fotografias, nas dimensões 15 x 21 cm e/ou 20 x 30 cm, com aplicação das imagens em paspatou elaborado em papel cartão cor preta, dimensão 25 x 31 cm e/ou 30 x 40 cm.

Da temática
A temática das fotos a serem expostas é livre, sendo, portanto, de responsabilidade dos expositores.

Da responsabilidade do participante
O participante será responsável pelo próprio material exposto, devendo leva-lo ao local da mostra, Praça Getúlio Vargas, no início da mesma (19.08.2010, às 8h30) e retirá-lo ao encerramento (19.08.2010, às 18 horas).

Da utilização das imagens
O participante ao expor suas imagens concorda que elas poderão ser usadas para fins de divulgação do evento e do projeto, não sendo permitidos outros fins comerciais.

Fonte: Pollyana Woida (3 Mais Comunicação - Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: