segunda-feira, 2 de junho de 2008

Projeto "Sempre um Papo" abre temporada 2008 com sub-secretário-geral da ONU

O projeto “Sempre Um Papo” abre a temporada 2008 de eventos em Porto Velho com a participação do sociólogo, mestre em Economia do Desenvolvimento e PhD em História, Carlos Lopes, um dos maiores mestres em temas relacionados ao desenvolvimento. Na ocasião, Lopes, que é sub-secretário-geral da ONU, lançará os livros “Cooperação e Desenvolvimento Humano: A Agenda Emergente para o Novo Milênio” e “Desenvolvimento para Céticos: Como Melhorar o Desenvolvimento de Capacidades”, este escrito em parceria com Thomas Theisohn, ambos editados pela Editora Unesp. Dia 02 de junho, segunda-feira, às 19h30, no Auditório da Faculdade São Lucas (Rua Alexandre Guimarães, 1927). A entrada é franca.
O “Sempre um Papo” é uma iniciativa da AB Comunicação e Fred Perillo Comunicação, com patrocínio da Prefeitura de Porto Velho e Faculdade São Lucas.
Mais informações: (69) 8115 0545 e http://www.sempreumpapo.com.br/
No livro “Cooperação e Desenvolvimento Humano: A Agenda Emergente para o Novo Milênio”, Carlos Lopes apresenta a necessidade de um amplo debate político na definição da agenda de desenvolvimento e transformação da sociedade para a redução da pobreza no mundo globalizado. Segundo Lopes, a compreensão das sociedades em sua complexidade e aceitação do multiculturalismo é que irão permitir a construção de capacidades para a expansão dos campos de oportunidades dos países em desenvolvimento. O grande desafio ético de hoje é, portanto, tornar as diferenças enriquecedoras e não restringir o processo de globalização à realização de obrigações comerciais.
Lopes e Theisohn abordam em “Desenvolvimento para Céticos: Como Melhorar o Desenvolvimento de Capacidades” a ampliação de capacidades, tema que suscita debate sobre o lugar das agências internacionais, o modo pelo qual transferem recursos, equipamentos e assistem tecnicamente comunidades e países, com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico e social. Aqui eles apresentam as experiências mais marcantes que olham para as necessidades do país, alcançam dimensão nacional, com porte e peso suficiente para somar inteligências, pressionar por mais preparo técnico, pela melhoria da qualidade da informação, para aperfeiçoar os processos de decisão, públicos e privados.
Carlos Lopes é mestre em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Genebra e Ph.D. em História pela Universidade de Paris 1. Depois de ser funcionário público na Guiné Bissau, seu país de origem, dedicou-se ao ensino e à pesquisa em várias universidades em Lisboa, São Paulo, México, Upsala e Zurique. Em 1988, incorporou-se ao PNUD como economista do desenvolvimento e ocupou vários cargos de direção nessa organização. Foi representante da ONU e do PNUD no Brasil, bem como Subsecretário Geral e Diretor Político na sede da ONU em Nova Iorque , em que assumiu funções de assessoria direta ao Secretário-Geral Kofi Annan. Mais recentemente assumiu a direção de duas instituições da ONU: a UNITAR (instituto da ONU para formação e pesquisa em Genebra) e o UN Staff College (escola de quadros superior da ONU em Turim). É autor e editor de vinte livros sobre temas relacionados a desenvolvimento. Serviço Projeto Sempre um PapoPalestrante: Carlos Lopes, sub-secretário-geral da ONULivros: “Cooperação e Desenvolvimento Humano: A Agenda Emergente para o Novo Milênio” e “Desenvolvimento para Céticos: Como Melhorar o Desenvolvimento de Capacidades”Data: 2 de junhoLocal: Auditório da Faculdade São Lucas – Rua Alexandre Guimarães, 1927.Horário: 19h30Entrada francaInformações: 8115 0545oficinadecomunicacao@yahoo.com.br

Fred Perillo PERILLO COMUNICAÇÃOSempre um Papo: http://www.sempreumpapo.com.br/Escritório: 69 3222 2707 Cel: 69 8115 0545

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: